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{"id":5217,"date":"2019-04-24T08:33:04","date_gmt":"2019-04-24T11:33:04","guid":{"rendered":"http:\/\/www.lwassociados.adv.br\/?p=5217"},"modified":"2019-04-24T08:33:04","modified_gmt":"2019-04-24T11:33:04","slug":"criacao-de-conselhos-para-fiscalizar-acoes-do-executivo-de-municipios-e-tema-de-repercussao-geral","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/www.lwassociados.adv.br\/criacao-de-conselhos-para-fiscalizar-acoes-do-executivo-de-municipios-e-tema-de-repercussao-geral\/","title":{"rendered":"Cria\u00e7\u00e3o de conselhos para fiscalizar a\u00e7\u00f5es do Executivo de munic\u00edpios \u00e9 tema de repercuss\u00e3o geral"},"content":{"rendered":"

O Supremo Tribunal Federal (STF) ir\u00e1 decidir se \u00e9 constitucional a edi\u00e7\u00e3o de lei de iniciativa parlamentar que cria conselho de representantes da sociedade civil com a atribui\u00e7\u00e3o de fiscalizar a\u00e7\u00f5es do Executivo. O tema \u00e9 objeto do Recurso Extraordin\u00e1rio (RE) 626946, que teve repercuss\u00e3o geral reconhecida no Plen\u00e1rio Virtual.<\/p>\n

No caso em quest\u00e3o, a C\u00e2mara Municipal de S\u00e3o Paulo questiona decis\u00e3o do Tribunal de Justi\u00e7a do estado (TJ-SP), que considerou terem violado a Constitui\u00e7\u00e3o paulista os artigos 54 e 55 da Lei Org\u00e2nica do Munic\u00edpio e a Lei estadual 13.881\/2004, que tratam da cria\u00e7\u00e3o do Conselho de Representantes. Ao julg\u00e1-las inconstitucionais, a Corte estadual entendeu que as normas afrontam o princ\u00edpio da harmonia e da independ\u00eancia dos poderes.<\/p>\n

Pelos dispositivos, compete ao \u00f3rg\u00e3o participar do processo de planejamento municipal, da elabora\u00e7\u00e3o das propostas de diretrizes or\u00e7ament\u00e1rias, do or\u00e7amento municipal e do Plano Diretor, a fiscalizar a execu\u00e7\u00e3o do or\u00e7amento e dos demais atos da administra\u00e7\u00e3o municipal e encaminhar representa\u00e7\u00f5es ao Executivo e \u00e0 C\u00e2mara Municipal sobre quest\u00f5es relacionadas com o interesse da popula\u00e7\u00e3o local.<\/p>\n

No RE, a C\u00e2mara Municipal alega que o conselho \u00e9 um mecanismo que viabiliza o controle participativo e de fiscaliza\u00e7\u00e3o, previsto na Constitui\u00e7\u00e3o de 1988, e que compete ao Legislativo a iniciativa sobre mat\u00e9rias em n\u00e3o h\u00e1 reserva exclusiva ao Executivo. Argumenta ainda que as normas n\u00e3o violam a harmonia e a independ\u00eancia dos poderes, pois o \u00f3rg\u00e3o n\u00e3o faz parte da estrutura organizacional do Executivo e seus membros n\u00e3o exercem fun\u00e7\u00e3o p\u00fablica em sentido estrito.<\/p>\n

O relator do recurso, ministro Marco Aur\u00e9lio, afirmou que se trata de uma mat\u00e9ria de repercuss\u00e3o em in\u00fameros casos. \u201cCumpre definir se \u00e9 harm\u00f4nico, ou n\u00e3o, com o princ\u00edpio da separa\u00e7\u00e3o dos poderes leis de iniciativa parlamentar a criarem conselho de representantes da sociedade civil, n\u00e3o integrante da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica direta ou aut\u00e1rquica, com atribui\u00e7\u00e3o de participar de planejamento municipal, fiscalizar a respectiva execu\u00e7\u00e3o e opinar sobre quest\u00f5es consideradas relevantes\u201d, apontou.<\/p>\n

Fonte: http:\/\/www.stf.jus.br\/portal\/cms\/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=409090<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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